logo_cacs

Aprender espanhol com música: aproveite a onda do reggaeton!

    NextPrevious

    Aprender espanhol com música: aproveite a onda do reggaeton!

    Não importar qual é a sua idade ou o seu estilo musical preferido. Se você mora no Brasil ou esteve por aqui nos últimos tempos, com certeza ouviu o hit “Despacito”. Além dele, outras músicas do mesmo gênero estão dominando as rádios, a internet e os programas de TV brasileiros. Mas o mais interessante dessa tendência é a possibilidade de aprender espanhol com música.

    De ritmo dançante e animado, essas músicas são chamadas de reggaeton pelos latino-americanos. Originário de países da América do Sul e Central, o estilo musical já contagiou artistas como Shakira e Enrique Iglesias.

    No Brasil, os cantores resolveram misturar as batidas do reggaeton com o pop, o axé e até o sertanejo. Anitta e Luan Santana são alguns dos exemplos de adeptos dessa mistura cultural. Se você está estudando a língua espanhola e quer ampliar seu vocabulário e treinar a escuta e a conversação, a música é uma ótima estratégia.

    Pensando nisso, vamos mostrar, neste artigo, algumas curiosidades sobre o reggaeton e trazer dicas de como aprender espanhol com música. Acompanhe!

    Qual é a origem do reggaeton?

    Muito antes de conquistar os brasileiros, o reggaeton surgiu nas periferias de Porto Rico. Apesar de sua origem, ele combina influências de todas as regiões do Caribe. As principais são o hip hop e o dancehall, que é um ritmo jamaicano.

    O nome reggaeton, inclusive, leva uma referência da Jamaica. É que ele deriva da união das palavras “reggae” e “maratón”, em espanhol. A tradução de “maratón”, para o português, é maratona e indica um conjunto de rimas típico do rap e do hip hop.

    Nos anos 1990, nas boates porto-riquenhas, os Djs começaram a misturar esses ritmos e criar uma nova combinação musical. A ideia era produzir músicas para festas, com letras simples e batidas agitadas e dançantes.

    No entanto, com o tempo, as letras animadas deram lugar para mensagens de crítica social e política. Os compositores usavam temas como pobreza, racismo e brutalidade da polícia para compor suas canções.

    Nos anos seguintes, na medida em que o reggeaton começou a ser tocado em outros meios, suas letras passaram a ser alvo de censura do governo. O tiro saiu pela culatra e cada vez mais pessoas começaram a se interessar pelo conteúdo e, também, pelo ritmo.

    Já em 2002, Tego Calderón, cantor de Porto Rico, levou o reggaeton para o cenário da moda da cidade. Pouco depois, em 2004, Daddy Yankee lançou o sucesso “Gasolina”, que divulgou o ritmo para o mundo inteiro. No Brasil, a música foi muito tocada em todas as rádios.

    Apesar do passado conturbado e marginalizado, hoje o reggaeton é ouvido por milhares de pessoas, dos mais diferentes países e culturas. Ponto positivo para a língua espanhola, que pode ser difundida em vários cantos do planeta. E é uma grande vantagem também para os estudantes do idioma, que podem encontrar na música uma forma divertida de estudar.

    Se você se interessou pelo ritmo, continue lendo este artigo e descubra o top 5 de outras músicas e artistas do reggaeton!

    Quais são as suas principais músicas e artistas?

    Não é só de “Despacito” que vive o reggaeton. Confira abaixo mais 5 opções de músicas e artistas famosos pelo gênero latino-americano:

    1. Shakira feat. Maluma – Chantaje

    Shakira é a artista colombiana mais conhecida mundialmente. Nesse hit, ela se juntou a Maluma, outro cantor muito famoso do país. O resultado foi uma música envolvente e dançante.

    2. Nicky Jam – El Amante

    Nicky Jam é americano, mas a sua origem é latina. Seu pai é de Porto Rico e a sua mãe, da República Dominicana. Depois de mudar para a Colômbia para relançar a sua carreira, agora domina as paradas de sucesso com El Amante.

    3. Zion & Lennox feat. J Balvin – Otra Vez

    J Balvin é também colombiano e fez uma parceria com Zion & Lennox, a dupla de Porto Rico considerada, na atualidade, o maior nome do reggaeton no país. Otra Vez é um grande hit e está fazendo sucesso na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos.

    4. Bomba Estéreo – Fiesta

    Principal single do álbum Amanecer, Fiesta é bastante conhecida entre os fãs de música latina. Nos Estados Unidos, ficou famosa por um remix produzido por Will Smith, que a escolheu para retornar à carreira musical.

    5. Ricky Martin feat. Maluma – Vente Pa’ Cá

    Outro artista famoso que resolveu fazer parceria com Maluma foi Ricky Martin. Nesse trabalho, os artistas ganharam dois discos de platina na Espanha e lideraram a lista de artistas mais tocados nos Estados Unidos em 2016.

    Agora que você já ampliou seu repertório de reggaeton, é hora de saber como aproveitar essas músicas para os seus estudos em espanhol. Continue lendo!

    Como é possível aprender espanhol com música?

    Muitas pessoas conseguem aprender novos idiomas só de ouvir músicas. É que a escuta é fundamental para se familiarizar com os sons da língua estrangeira e aprender a pronúncia correta das palavras.

    Se você está estudando espanhol, a música pode ser uma grande aliada. Leia a seguir algumas dicas para estudar a língua com os ouvidos bem afiados:

    • Escolha uma música que você goste;
    • Nas primeiras vezes em que ouvir uma música, não tente entender tudo o que é cantado. Apenas aproveite o som;
    • Se quiser, comece a cantar junto, ainda que não saiba o que está cantando;
    • Em outro momento, escolha um lugar calmo para ouvir a música. Feche os olhos e concentre-se em cada palavra que é cantada. Preste muita atenção nas suas frequências, ritmos e detalhes de pronúncia;
    • Repita o processo descrito acima regularmente, até começar a entender o significado dos termos e das expressões cantadas;
    • Usar a música como plano de fundo também pode ser uma boa estratégia. Enquanto estiver dirigindo ou fazendo trabalhos domésticos, é interessante deixar o som ligado. Aos poucos, você estará mais acostumado com os ritmos do idioma;
    • Lembre-se: para aprender uma nova língua, é essencial estar rodeado pelos seus sons. Principalmente para quem não tem a oportunidade de viajar para países de língua espanhola, a música é uma ótima técnica para realizar esse tipo de imersão.

    Neste artigo, você estendeu os seus conhecimentos sobre o reggaeton, conheceu algumas músicas e artistas que são referência no gênero e ainda descobriu dicas práticas de como aprender espanhol com música. Para diversificar ainda mais os seus estudos, que tal descobrir 7 canais do Youtube para aprender idiomas?

    NextPrevious