logo_cacs
canais do youtube para aprender idiomas

7 canais do YouTube para aprender idiomas

Quem está aprendendo um novo idioma já deve ter ouvido o professor falar que a dedicação durante as aulas é fundamental, mas não é o bastante para desenvolver todas as habilidades com o idioma. É preciso dedicar tempo extraclasse para aprimorar o que você aprende em sala de aula e caminhar mais rápido rumo à fluência. Rever a matéria, fazer os exercícios, ouvir música, ler livros e ver filmes e séries já são práticas reconhecidas há tempo para esse aprimoramento. Adicione a essa lista mais um item: canais do YouTube para aprender idiomas.

Há uma oferta enorme de canais dedicados a estudantes de inglês, espanhol, francês e outros idiomas. Além disso, há canais feitos por falantes nativos desses idiomas. Eles não são necessariamente voltados para estrangeiros, mas também podem se transformar em um ótimo recurso para turbinar o aprendizado.

O professor de inglês do Cacs Línguas, Rodrigo Honorato (que, a propósito, tem o canal English Black Friday), falou para o blog sobre o papel que os canais do YouTube desempenham no estudo de uma língua estrangeira.

Esses canais têm uma função muito interessante de preencher lacunas que não são preenchidas em sala de aula devido a uma gama de fatores: tempo de aula, conhecimento específico dos professores, cronograma das escolas… Os alunos, além de aumentarem seu contato com a língua inglesa, conseguem aprender coisas que eles não percebem normalmente. Os vídeos são divertidos, interativos e de conteúdo excelente.

Se os alunos conseguissem seguir cinco canais diferentes, com diferentes focos, e assistissem a um vídeo por dia, certamente seu nível de inglês mudaria drasticamente em um curto espaço de tempo.

O professor menciona o inglês por ser a língua que ele leciona, mas certamente as observações se aplicam a estudantes de outros idiomas também. Por isso, o blog do Cacs Línguas separou sete canais do YouTube para aprender idiomas para cada língua ensinada no projeto: inglês, espanhol e francês. Para cada idioma, há dois tipos de canais: um voltado para o ensino de regras gramaticais, vocabulário, etc, para fixar conteúdos aprendidos em sala de aula, e outro mais descontraído, para relaxar e aprender ao mesmo tempo.

Inglês

Para estudar: Carina Fragozo – English in Brazil

A professora de inglês Carina Fragozo, que também mantém o blog English in Brazil, produz em seu canal um vasto material em vídeo com conteúdos sobre pronúncia, expressões idiomáticas e gramática. Destaque para os bate-papos com convidados – inclusive com o professor Rodrigo Honorato, do Cacs Línguas.

Para se divertir: The Daily English Show

O The Daily English Show é comandado por uma neozelandesa, o que é uma ótima oportunidade para ter contato com um sotaque diferente. Os vídeos (são mais de mil!) trazem a garota comentando sobre assuntos diversos, mas são voltados para quem aprende inglês. Inclusive, para cada vídeo há um transcript para facilitar para quem ainda não desenvolveu bem a habilidade de escuta.

Espanhol

Para estudar: Tio Spanish

Bem lúdico, o Tio Spanish é um dedinho que ensina espanhol para diferentes níveis. Há vídeos com dicas de gramática, vocabulário, pronúncia e outros sobre a cultura de países de língua espanhola.

Para se divertir: Enchufe TV

Qualquer semelhança com o Porta dos Fundos é mera coincidência. O Enchufe TV é um canal de humor equatoriano que se tornou famoso pelos vídeos curtos e o humor cortante.

Francês

Para estudar: Français Authentique

O canal é conduzido pelo francês Johan. Traz dicas para melhorar o aprendizado da língua, sessões de perguntas e respostas e conteúdo de gramática e vocabulário.

Para se divertir: Easy French

Neste canal, assuntos do dia a dia são discutidos nas ruas por moradores de países francófonos. Apesar dos títulos dos vídeos serem em inglês, o conteúdo é inteiramente em francês. Todos os vídeos também têm legendas no idioma para quem ainda está aperfeiçoando a escuta.

Bônus: Solange Te Parle

Solange é o alter ego da atriz e videomaker canadense Ina Mihalache. Super expressiva e cheia de caras e bocas, em seu canal ela fala de temas diversos, que vão das artes aos relacionamentos, passando pelo humor.