logo_cacs

Afinal, o estudo de uma língua estrangeira ainda é um diferencial para a carreira?

    NextPrevious

    Afinal, o estudo de uma língua estrangeira ainda é um diferencial para a carreira?

    O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Hoje em dia, além da graduação e da experiência profissional, um candidato deve fazer cursos e especializações para se destacar entre os demais. Um exemplo é a língua estrangeira.

    Em algumas propostas de emprego, esse conhecimento é requisito para contratação. Em outras, ainda que não exista essa exigência, saber falar outro idioma pode ser um diferencial.

    Mas será que a língua estrangeira ainda conta pontos no currículo? Como as empresas avaliam a fluência em outros idiomas? Essas e outras perguntas serão debatidas neste artigo, que vai analisar a importância do aprendizado de um idioma para a vida profissional. Saiba mais!

    Benefícios de se aprender uma língua estrangeira

    Ao contrário do que muitos pensam, aprender uma língua estrangeira não serve apenas para engrossar o currículo. Há uma série de outros benefícios pessoais proporcionados por seu aprendizado. Conheça a seguir os principais:

    Aumentar o poder do cérebro

    Aprender um novo idioma é entrar em contato com um novo sistema gramatical, com regras, etimologias e significados completamente diferentes. Por essa razão, a língua estrangeira desafia o nosso cérebro a apreender essa nova estrutura linguística.

    Assim, à medida que o cérebro assimila e tenta compreender esse conhecimento, as habilidades de leitura, compreensão, negociação e resolução de problemas são aprimoradas.

    Tornar-se um profissional multitarefa

    O profissional multitarefa, ou multi-tasking em inglês, é aquele capaz de executar várias atividades ao mesmo tempo. Na atualidade, essa capacidade é muito valorizada no mercado de trabalho.

    O aprendizado de uma língua estrangeira força o estudante a raciocinar no idioma que está estudando, muito rapidamente. Nesse sentido, ele se torna capaz de realizar várias tarefas de forma simultânea.

    Melhorar a memória

    Quanto mais o cérebro trabalha, melhores são as suas funções. Uma delas, a memória, é muito beneficiada no estudo de um novo idioma.

    Aprender novos vocabulários e novas regras gramaticais é o um ótimo exercício. Ao assimilar palavras e resolver exercícios, o estudante consegue treinar melhor a mente e trabalhar a memorização.

    Aprimorar a capacidade de tomar decisões

    Para pessoas bilíngues, o processo de tomar uma decisão é muito mais fácil. Isto porque elas têm de decidir, o tempo todo, qual palavra ou regra aplicar ao pronunciar uma língua estrangeira.

    Considerando que fazemos esse tipo de escolha inconscientemente com a língua materna, aqueles que o fazem com outro idioma acabam trabalhando uma habilidade a mais.

    Abrir-se para novas culturas

    A língua é a porta de entrada para novos povos e culturas. Com o conhecimento de um novo idioma, o estudante tem a capacidade de se relacionar com pessoas de diferentes países e costumes.

    Ademais, ele se sente muito mais confiante para fazer viagens ou cursos internacionais, porque a língua não será uma barreira.

    Diferencial para o profissional

    Vivemos em um mundo globalizado e ligado pelos meios de comunicação. Por esse motivo, a possibilidade de comunicação com profissionais de diferentes países facilita acordos e negociações.

    As empresas têm em mente essa vantagem ao selecionar seus funcionários. Não só multinacionais, como também startups e empresas de pequeno porte, já exigem essa capacidade ao anunciar as suas vagas.

    Além disso, com a internet, cursos e especializações internacionais podem ser realizados virtualmente. Nesses casos, mais uma vez, a língua estrangeira é indispensável.

    Por fim, a vantagem proporcionada pela língua estrangeira também pode refletir no bolso do trabalhador. Em pesquisa realizara pela Catho, em 2016, foi constatado que o salário do empregado com fluência em língua estrangeira pode ser até 61% superior em relação aos demais salários da empresa.

    Como é a avaliação das empresas

    Para as empresas cujas vagas exigem fluência em outro idioma, o nível de conhecimento pode ser testado de diversas formas. Algumas organizações, por exemplo, avaliam os seus candidatos por meio de avaliações da língua estrangeira exigida.

    Pode ser uma prova elaborada pelo setor de recursos humanos ou por uma empresa de recrutamento. Ou, no caso do inglês, pode-se solicitar a apresentação de certificado de exames de proficiência como o Toefl, o Toeic e o CPE.

    Há também a possibilidade de realização da entrevista no idioma exigido, por meio da qual o profissional é avaliado como um todo e não só pela fluência na língua.

    Independentemente da forma de avaliação, é inegável a importância do aprendizado de uma língua estrangeira para a vida profissional. No Brasil, com um mercado de trabalho competitivo e escasso de oportunidades, todos os detalhes contam pontos na hora de conseguir uma vaga.

    Além disso, como falamos acima, a globalização une os países e torna as relações ainda mais internacionais. O Brasil faz negociações com países do Mercosul, por exemplo. Pensando nisso, não só o inglês é essencial para se destacar profissionalmente, como também outros idiomas, como o espanhol.

    Percebeu como é importante aprender uma língua estrangeira? Já sabe qual é o nível dos seus conhecimentos em inglês? Faça o teste de nivelamento do CACS Línguas e descubra!

    NextPrevious