logo_cacs
NextPrevious

Valentine’s Day

valentine-s-day

Na Espanha, Portugal, Áustria, França, Estados Unidos e em boa parte da América Latina se f
esteja São Valentim no dia 14 de fevereiro, o dia internacional dos namorados, ou melhor, dia dos enamorados.

Esse hábito surgiu durante o império Romano e vem desde o século III, quando o bispo Valentim continuou celebrando casamentos, apesar das ordens do imperador Cláudio II,
que proibia casamentos em época de guerra, pois para ele os solteiros lutavam melhor.

Descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Estando preso apaixonou-se pela filha cega do carcereiro e, de forma milagrosa, lhe devolveu a visão. Antes de ser executado, ele escreveu uma carta de despedida e ao final assinou como “De seu Valentim”.  A data da morte – 14 de fevereiro – véspera do festival anual de Lupercalia, que acontecia em honra a deusa Juno e ao deus Pan. Durante essa festa os sacerdotes iam pela cidade batendo nas mulheres com correias de couro de cabra para garantir a fecundidade.

No Brasil o ‘Dia dos Namorados’ ocorre no dia 12 de junho, em memoria a Santo Antônio de
Pádua que foi casamenteiro. Reza a lenda que desesperada para agarrar seu noivo uma jovem fez um pedido a Santo
Antônio, o qual foi rapidamente atendido pelo santo, disseminando assim uma tradição que perdura até os dias de hoje.

CURIOSIDADES DE OUTROS PAÍSES
Na África do Sul as moças costuram corações de pano nas mangas ou espetam um papel com o nome do seu amado escrito dentro desse coração. Assim os rapazes podem descobrir suas possíveis admiradoras secretas

Em Cuba e no México em alguns centros criam um correio especialmente para que as pessoas escrevam cartas afetuosas aos seus seres que amam (amig@s ou noiv@s), alguns casais se vestem de vermelho.
No Equador, muitos apaixonados optam pelas serenatas para acompanhar um jantar especial para os casais.

Na Dinamarca trocam pães, doces e flores brancas. Também há o gaekkebrev, que se trata de escrever uma mensagem ou um poema engraçado num papel todo recortado, assinado apenas com pontinhos. Se a moça adivinhar quem escreveu, ganha um ovo na Páscoa, se não, tem que dar um

No Peru ta
mbém se presenteiam bombons com desenhos especiais para a ocasião. Outro presente muito apreciado são as orquídeas, originais da fl
ra peruana.

Na Bolívia e na Colômbia se comemora no dia 21 de setembro na chegada da primavera. Uma
peculiaridade desse país é que fazem um amigo secreto por sorteio e os participantes se presenteiam de forma anônima com doces, comida, rosas, cartas de amor e etc. O participante apenas revela quem é  se assim o desejar.

Na Coreia todo dia 14 é dedicado ao amor, mas de forma diferente. Por exemplo, o dia 14 de maio é o dia
da rosa, em outubro o dia do vinho, em dezembro o dia do abraço. Em fevereiro, dia dos namorados, os homens dão chocolate para as mulheres e no dia 14 de março (chamado de Dia Branco) elas retribuem os doces. O dia 14 abril é o Dia do Negro (dia da solidão), quem não ganhou nada no dia dos namorados come jajanmyeon (macarrão com feijão preto).

No Japão as moças também dão chocolates, mas não apenas para o namorado. É quase uma obrigação dar chocolate aos colegas de trabalho. O honmei-choko é o chocolate dos sentimentos dado aos amados, e o tomo-choko é o chocolate da amizade. No dia 14 de março, chamado de Dia Branco (os chocolates brancos, relacionados à pureza de sentimentos) os homens retribuem dando o valor 2 ou 3 vezes maior do que o recebeu no dia dos namorados.

Na Escócia os solteiros põem seus nomes em um papel que é jogad
o dentro de um chapéu, (um chapéu para os rapazes e outro para as moças). Então cada um pega um papel e independente de ser ou não a pessoa amada, eles tem que ficar com essa pessoa durante um dia.
No País de Gales se celebra no dia 25 de Janeiro (St. Dwynwen’s Day) e era costume entregar colheres ao seu amor. Hoje, colheres são trocadas em casamentos, aniversários e nascimentos.

NextPrevious