logo_cacs
NextPrevious

Eu quero é botar meu bloco na rua!

O carnaval não é exclusividade do Brasil, mas não confunda as coisas! O “Carnival”, nos Estados Unidos, não tem nada a ver com nosso carnaval. As festividades que levam esse nome nos EUA têm muito mais identidade com nossas festas de São João e quermesses.

Mas em Nova Orleans o Mardi Gras (“Terça-feira Gorda” em francês, ou Fat Tuesday) é o maior carnaval daquele país, que toma as ruas com fantasias e muita alegria. Em 2016, o Mardi Gras será celebrado em 9 de fevereiro.

Festividade de Mardi Gras em Nova Orleans nos EUA

Festividade de Mardi Gras em Nova Orleans nos EUA

Em Paris, o carnaval também toma as ruas desde o século XVI. Em alguns anos, ele passou quase desapercebido, praticamente desaparecendo, mas, devido a persistência dos foliões, as ruas parisienses seguiram com desfiles similares às escolas de samba e blocos caricatos brasileiros. Eles abusam das fantasias e colorem as ruas com máscaras e alegorias.

Em Nice, Bordeaux, e outras partes da França, os foliões também festejam o velho e bom carnaval em grande estilo, levando milhões de pessoas às ruas em festa. O carnaval na França é sempre entre o final de fevereiro e início de março.

Carnaval em Bourdeaux na França

Carnaval em Bourdeaux na França

Na Espanha também tem carnaval! A festa não tem muita semelhança com os carnavais brasileiros, mas tem muitas fantasias e brincadeiras como “La Merengada”, uma guerra de merengue feita por crianças e adultos e “El Moixó Foguer”, uma pessoa, cuja identidade não é revelada, percorre as ruas coberta de mel e penas, conduzida em uma espécie de gaiola puxada pelos foliões, que dançam, cantam e jogam penas para o ar.

Há quem diga que as Ilhas Canárias promovem o maior carnaval da Espanha e o segundo maior carnaval do mundo! Durante uma semana, os canários celebram suas “festas de inverno” como ficou conhecido o Carnaval na região durante os anos 30, quando a festa foi duramente reprimida pela ditadura de Franco.

Nas Ilhas Canárias, na Espanha, o carnaval é bem parecido com o brasileiro

Nas Ilhas Canárias, na Espanha, o carnaval é bem parecido com o brasileiro

Em toda América Latina também tem carnaval, sim senhor! Nossos hermanos e vecinos celebram o carnaval em diferentes datas e com diferentes tradições. Mas a marca fundamental é a folia e a alegria contagiante que toma as ruas e deixa sempre a mesma saudade até o próximo carnaval.

O CACS também foi contagiado pelo espírito do carnaval que desde 2009 vê as ruas de nossa querida Bêagá florescerem com blocos que arrastam multidões.

Fazemos um convite a todos: caia na folia, vista a sua fantasia e brinque o carnaval. Compartilhe sua foto ou vídeo na folia com o CACS!

#CACSnafolia #carnavalizabh #carnaval

NextPrevious