logo_cacs

Como conseguir motivação para estudar um segundo idioma?

    NextPrevious
    motivação para estudar

    Como conseguir motivação para estudar um segundo idioma?

    Alguns estudantes de línguas estrangeiras costumam enfrentar dificuldades para encontrar motivação para estudar. Isso pode ocorrer por uma série de fatores. Talvez o motivo dos estudos seja algum tipo de obrigação, como exigências profissionais ou acadêmicas. Ou o desânimo se deva ao fato de o estudante estar há muito tempo cursando a mesma língua.

    No entanto, quando se quer realmente aprender um novo idioma, é preciso recuperar o ânimo e focar no aprendizado.

    Mas como fazer isso? No artigo de hoje, vamos responder a essa pergunta e listar 4 motivos para estudar uma língua estrangeira. Então, se você quer retomar o prazer e o foco nos estudos, leia o conteúdo até o final!

    1. Relembre o porquê de você estudar um segundo idioma

    Existem inúmeros motivos pelos quais uma pessoa toma a decisão de estudar uma nova língua. No caso do inglês, por exemplo, muitos estudantes procuram cursos de idiomas para ter mais destaque no mercado de trabalho ou para serem aceitos em processos de intercâmbio ou de mestrado.

    Entretanto, também existem pessoas cuja motivação para estudar um novo idioma é o prazer ou a afinidade. Independentemente do fator que o motivou a estudar a língua, nunca se esqueça dele.

    Para tanto, vale a pena montar uma lista enumerando as razões pelas quais você ingressou em um curso de idioma. Esses pontos vão servir como uma lembrança dos seus anseios profissionais e acadêmicos, além de oferecer um gás maior nos seus estudos.

    2. Crie uma meta para recuperar a motivação para estudar

    Quando nos impomos metas a serem conquistadas, sentimo-nos mais motivados a dar os passos necessários para alcançá-las. E, no caso de um idioma, isso não poderia ser diferente.

    Nesse sentido, estipule um objetivo para os seus estudos. Pode ser conquistar um conhecimento de inglês suficiente para conversar com um falante nativo, por exemplo. Ou, então, pode ser a conquista de uma boa pontuação em um exame de proficiência.

    Esse tipo de método é muito interessante porque transforma o aprendizado em um desafio ou um jogo. A cada etapa conquistada, uma fase é vencida. E você ficará cada vez mais perto de derrotar o “chefão”, que é a sua meta.

    3. Incorpore o idioma no seu dia a dia

    Uma grande dificuldade encontrada pelos estudantes de língua estrangeira é o seu uso no dia a dia. Considerando que os alunos brasileiros moram aqui no país, é realmente difícil colocar em prática o que foi aprendido no curso de idiomas.

    Mas essa barreira pode ser superada com algumas adaptações no seu cotidiano. Alterar o idioma dos seus dispositivos eletrônicos, por exemplo, pode ser uma ótima forma de utilizar a língua nas suas atividades diárias, sem nem perceber. Assistir séries e filmes no idioma estudado também é uma ótima tática para aprendê-lo.

    Outra dica é convidar um amigo que também estude o seu idioma para alguns minutos semanais de conversação. Assim, além de ter um encontro agradável, você também estará treinando pronúncia, vocabulário e gramática.

    4. Busque por novos métodos de estudo

    Nem todos os estudantes se adaptam aos métodos adotados pelo professor de idiomas. Isso é perfeitamente normal. Porém, ao perceber isso, muitos se desanimam e começam a faltar às aulas. Alguns alunos, inclusive, desistem do curso e perdem o interesse na língua.

    Para evitar que isso aconteça, é essencial buscar novos métodos para recuperar a motivação para estudar. Dentro da sua escola de idiomas, por exemplo, você pode buscar professores do mesmo nível, em horários diferentes.

    Além disso, uma conversa franca com o professor ou coordenador do curso também pode solucionar o problema. Dessa maneira, você não perde a oportunidade de estudar a língua que tanto deseja aprender.

    Agora que você já conhece algumas dicas super úteis para recuperar a motivação para estudar, chegou a hora de testar os seus conhecimentos. Faça já o nosso teste de nivelamento online e confira o seu nível no idioma estudado!

    NextPrevious