logo_cacs

Horário de Verão

Acaba o horário de verão no Brasil. À meia-noite do dia 21 de fevereiro os relógios voltarão ao horário normal, sendo atrasados em uma hora. Esse horário teve inicio à meia-noite do dia 18 de outubro em 2015.

Na  Espanha no dia 27 de março de 2016  as 2:00 da madrugada os relógios vão passar a marcar 3:00 dando inicio ao horário de verão

CURIOSIDADES SOBRE OS HORÁRIOS NA ESPANHA

Duas horas de diferença

O meridiano de Greenwich coincide com o horário da Europa ocidental também conhecido como tempo img2universal coordenado. Entretanto, apesar da Espanha estar situada na extremidade da Europa ocidental tem o mesmo horário da Europa central. Isto vem desde 1940 quando o regime ditatorial do General Francisco Franco resolveu acrescentar uma hora para ter o mesmo horário da Itália fascista e da Alemanha nazista. Nos anos 80, o PSOE “Partido Socialista Obrero Español” criou o horário de verão, aumentando uma hora a mais, motivo pelo qual durante seis meses a península Ibérica tem o acréscimo de duas horas.

O resultado é que na Espanha o dia amanhece depois que nos outros países, e consequentemente o horário de começar e de terminar a jornada de trabalho também. Essa diferença nos horários afeta toda a rotina do povo espanhol e chama bastante à atenção dos turistas que visitam a Espanha.

img3Os horários para comer são bastante diferentes dos outros países.  Em primeiro lugar, geralmente o espanhol não toma café da manhã (desayuno) assim que levanta, quando muito toma apenas um cafezinho, mas às 11:00 geralmente quem trabalha fora costuma ir ao bar da esquina para tomar um abundante café da manhã (o mesmo acontece nas casas).  O almoço (la comida), que costuma ser bastante copioso, acontece entre as 2 ou 3 da tarde, e o jantar (la cena) também é feito tarde, entre 9 e 10 da noite.

Durante o verão, por causa do calor excessivo, os estabelecimentos comerciais fecham do meio dia às duas da tarde ou até mais tarde. Além disso, o almoço, tradicionalmente muito abundante, costuma ser acompanhado com vinho ou cerveja, exigindo um tempo de descanso (la siesta) antes de retornar

Centro de Valencia completamente vazio durante “la siesta”.

Centro de Valencia completamente vazio durante “la siesta”.

ao trabalho. Entretanto não significa que todos os espanhóis façam “la siesta”, já que nem sempre é possível, uma vez que algumas atividades não permitem.

Outra característica é que como as pessoas acordam tarde também se deitam tarde, por isso os jovens e os não tão jovens, aproveitam o seu tempo livre, especialmente durante os finais de semana, saindo à noite para beber (salir de copas) ou para curtir a noite. Essas incursões noturnas são conhecidas como “la movida”  e acontecem de uma forma bem  diferente da que vemos aqui no Brasil, mas isso é uma outra historia que fica para outra vez.