logo_cacs
NextPrevious

Poesia ao redor do mundo

Seja para declarar um amor, para falar de política, ou simplesmente contar histórias, a poesia marca gerações nos quatro cantos do planeta. Hoje é o Dia da Poesia e destacamos alguns dos poetas que foram grandes influências para a sua cultura.

Na língua portuguesa, o destaque é para Cecília Meireles, uma das vozes líricas mais importantes da literatura brasileira. Ela começou a escrever poesia aos 9 anos e aos 18, publicou o seu primeiro livro de poesias, ‘Espectros’. Atuou como jornalista, com publicações diárias sobre problemas na educação, área à qual se manteve ligada, tendo fundado, em 1934, a primeira biblioteca infantil do Brasil.

Na língua espanhola, a poesia tem como nome forte o chileno Pablo Neruda, que encantou corações com seus versos. Desde jovem, seu grande talento ganhou reconhecimento internacional e, em outubro de 1971, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. O poeta teve uma participação ativa no Partido Comunista porém, em 1948, foi exilado pelo presidente Gabriel González Videla, que o acusou de injúria e também tornou ilegal o Partido Comunista. Neruda, que retornou ao Chile em 1972, foi um firme defensor do governo de Salvador Allende e um forte opositor do golpe de Estado de Augusto Pinochet.

A poesia na língua inglesa tem em seus destaques Oscar Wilde, que apesar de ser irlandês, tornou-se um dos dramaturgos mais populares de Londres, em 1890. Ganhador de muitos prêmios e medalhas, ele escreveu peças de teatro, contos, poesias e romances. Sua obra-prima, ‘O Retrato de Dorian Gray’, publicado em 1891, retrata a decadência da moral humana. Em 1895, foi acusado de ter um caso amoroso com Lord Alfred, filho do Marquês de Queensberry. Processado pelo marquês, foi condenado a dois anos de prisão. Viu sua fama desmoronar, suas comédias serem retiradas de cartaz e seus livros recolhidos. Libertado em 1898, foi morar em Paris usando o pseudônimo de Sebastian Melmoth.

Em francÊs, Victor Hugo é um dos destaques. Ele foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. Seus grandes sucessos são ‘Os miseráveis’ e o romance histórico, ‘O Corcunda de Notre Dame’, que o conduziu à nomeação de membro da Academia Francesa, em 1841. O artista criou poemas e romances que integravam questões políticas e filosóficas em histórias que procuravam retratar a sua época, mesmo quando ambientadas em outro período histórico. Muitos dos poemas de Victor Hugo são destinados às inquietações sociais da França pós-revolucionária.

NextPrevious