logo_cacs
melhorar a leitura em lingua estrangeira

7 formas de melhorar a leitura em língua estrangeira

Tornar um hábito a leitura de textos em inglês, espanhol e francês não é somente uma forma de aprimorar uma das competências de compreensão necessárias para o domínio do idioma. É também uma maneira ótima de ampliar seu vocabulário e, mais ainda, o seu conhecimento sobre temas gerais e assuntos do seu interesse. Melhor: é possível melhorar a leitura em língua estrangeira de maneira natural e divertida, incorporando-a à sua rotina de leituras habituais.

1) Leia livros adequados para o seu nível de conhecimento

Sabe aquela leitura do mês? Que tal trocar, eventualmente, o romance em português por um livro em inglês, espanhol ou francês? Mas lembre-se de escolher livros adequados para o seu nível de domínio do idioma, do contrário terá dificuldades e poderá se desanimar durante a leitura. Este site tem um acervo amplo de livros para download e leitura online separados por cinco níveis: elementary, pre-intermediate, intermediate, upper-intermediate e advanced. Os temas dos livros também são variados: há desde romances até livros de negócio escritos por Bill Gates. Há também sites similares com livros para quem está aprendendo espanhol e francês.

2) Leia jornais estrangeiros

Textos de jornais são escritos para o grande público em uma linguagem simples e concisa – este é um princípio do jornalismo. Sendo assim, não exigem conhecimento técnico ou de especialista para compreensão. Isso quer dizer que você não terá dificuldades enormes para compreendê-los. Naturalmente surgirão dúvidas de vocabulário, mas é uma ótima desculpa para você conhecer palavras novas. The Guardian, El País e Le Monde são boas referências em inglês, espanhol e francês respectivamente.

3) Leia sites de humor, cultura pop e temas variados

Gosta de música pop? De cinema? Procure por sites em inglês especializados no assunto. É uma forma de se envolver mais profundamente com a leitura, pois são temas do seu próprio interesse. Ou, então, procure sites que publicam tirinhas e charges. O uso do humor e da ironia vai refinar ainda mais o seu entendimento do inglês. Dedique um tempo também a sites com linguagem mais solta, como BuzzFeed (que tem versões americana, britânica, francesa, espanhola e mexicana). Eles fazem muito uso de gírias, coloquialismo e expressões da moda, o que também vai te ajudar a desenvolver novas camadas de compreensão da língua.

4) Siga perfis de estrangeiros nas redes sociais

Siga os sites citados nos itens dois e três que mais te interessarem. Siga também políticos, artistas, atletas e famosos em geral de quem você gosta. Como quase ninguém consegue se desligar das redes sociais atualmente, esta é uma forma de povoar a sua timeline com posts em inglês, espanhol ou francês, tornando o idioma mais presente no seu dia a dia.

5) Leia letras de música

Este hábito ficou pra trás com a obsolescência dos CDs. Já nem nos lembramos mais como é sentar-se com um encarte de letras em mãos para acompanhar as músicas de um álbum inteiro. Tente resgatar isso recorrendo aos sites que publicam letras de música. Ler as letras enquanto você canta (ou mesmo sem a música de fundo) é uma forma de dar mais atenção a detalhes específicos de composições, como rimas e figuras de linguagem.

6) Leia textos da sua área de estudo

Pode ser um pouco desafiador dependendo do seu nível de conhecimento do idioma que está aprendendo. Mas é um bom caminho para começar a se familiarizar com uma linguagem mais técnica, novos termos e também de ampliar o que você sabe sobre o assunto que estuda, já que a pesquisa acadêmica em língua estrangeira, principalmente em inglês, tem fontes vastíssimas nas diferentes áreas do conhecimento.

Procure a versão original do texto daquele autor que o seu professor sempre recomenda. Ou, então, tente incluir uma referência no idioma que você estuda no seu próximo trabalho. O Google Scholar é excelente para ajudar nesta tarefa, pois faz buscas exclusivamente de artigos acadêmicos publicados online.

7) Leia variados gêneros textuais

Como você pode ter notado ao longo da leitura deste artigo, foram sugeridos textos de diferentes gêneros – noticioso, literário, acadêmico, humorístico e coloquial. Por isso, lembre-se sempre de variar o tipo de texto que você lê. A compreensão de qualquer idioma não depende unicamente da capacidade de decodificação de palavras, mas principalmente da capacidade de compreender os vários usos possíveis da língua em contextos sociais e de significação diversos.