logo_cacs

Top 10: dicas saudáveis para estudar bem

    NextPrevious

    Top 10: dicas saudáveis para estudar bem

    Com grande volume de matérias e tantas distrações à nossa disposição, se desviar dos estudos é uma arte fácil. Ter concentração em atividades prazerosas ao nosso dia a dia é uma tarefa simples para o cérebro, o que acaba sendo algo mais complicado na hora de estudar.

    Se você tem problemas para se concentrar nos estudos, fique tranquilo que te daremos algumas dicas para ajudar o seu cérebro a se concentrar, sem sufoco e desespero, com disciplina e foco.

    01 –

    A primeira dica, e talvez a mais importante, é dormir bem. Procure dormir entre 6 e 8 horas por noite. Se você não tiver um bom descanso, pode ter complicações para se concentrar nos estudos. Quando estiver lendo, as matérias se tornarão mais difíceis e consequentemente mais tediosas.

    02 –

    Para complementar o primeiro item, a segunda dica é: desligue todos os aparelhos eletrônicos. Seja na hora de estudar, na hora de dormir, relaxar, o ideal é ficar longe das redes sociais e de qualquer distração. Um minuto perdido nessas atividades pode se estender e atrapalhar o seu foco naquele momento.

    03 –

    Uma dica relaxante é tomar banho. Pode ser quente, frio, como preferir, a ideia é você estar revigorado antes dos estudos. Mas fique alerta! Cada tipo de banho tem suas diferenças. O banho frio é ideal para casos de desânimo e desmotivação, ele tem a capacidade de estimular e revigorar a mente, deixando-a mais alerta. Já o banho quente é altamente relaxante e é essencial em casos de estresse, quando sua mente está inquieta.

    04 –

    O estresse é um dos maiores inibidores do aprendizado e da memorização. Evite-o ao máximo. Uma mente estressada tem dificuldades de concentração, por causa da grande produção de cortisol. O ideal para contornar a situação é tirar uma pequena soneca, ou tomar banho, como falamos anteriormente.

    05 –

    Com a prática de exercícios físicos, pelo menos uma vez ao dia, pode ocorrer uma melhora na performance nos estudos. Seu corpo gastará energia e irá resistir às horas de estudo, além de melhorar a qualidade de sua concentração.

    06 –

    Descobrir seu horário mais produtivo ajuda a aprender com mais facilidade. Se você é sonolento pela manhã, opte por focar nos estudos à tarde ou à noite. Caso não tenha a opção de escolher o horário de estudo, a dica é modificar os seus horários, para melhor se acostumar com a rotina de estudos. Além de descobrir o seu tempo de melhor produtividade, escolher um local tranquilo e livre de distrações também contribui para uma melhor organização e concentração.

    07 –

    Estabeleça metas para os seus estudos. Imagine onde você quer estar dentro de um determinado tempo, em quais provas e concursos deseja ser aprovado, e foque nesses objetivos, para uma melhor organização. Essa ação faz com que a mente estude melhor.

    08 –

    Chame seus amigos e colegas para estudar com você. Mas essa dica é só para quem não consegue se concentrar sozinho. Algumas pessoas, nos estudos em grupo, desviam o foco. Se esse não for o seu caso, um grupo de estudos com pessoas que buscam o mesmo objetivo e estejam engajados em aprender, pode ser uma forma de descobrir coisas novas e trocar informações.

    09 –

    Escreva, escreva e escreva! Mas com lápis/caneta e papel. Esqueça o teclado e faça uso da escrita no caderno, pois esta ação contribui para o desenvolvimento da criatividade e a expressão pessoal, além de ajudar no raciocínio cognitivo. Essa forma de escrita envolve mais áreas do cérebro, facilitando a memorização.

    10-

    Outra dica importantíssima é saber aproveitar o seu tempo de lazer e não esquecê-lo. Focar só nos livros não é uma forma saudável de estudar, pois traz péssimo rendimento nos estudos à longo prazo. Guarde algumas horas para descanso, sair ao ar livre, assistir um filme, sair com os amigos e a família e tirar um momento de lazer faz parte da rotina de estudos. Lembre-se: lazer não é dormir mais no fim de semana.

    NextPrevious