logo_cacs

TOEFL: como se preparar para o principal teste de inglês do mundo

    NextPrevious

    TOEFL: como se preparar para o principal teste de inglês do mundo

    Se você já estuda inglês há algum tempo, certamente ouviu falar em algum momento sobre os exames de proficiência na língua. Eles servem para atestar qual é o seu nível de conhecimento no idioma e podem ser apresentados para o ingresso em universidades, vagas de emprego, intercâmbios e outros cursos no exterior. E um teste de inglês muito conhecido e exigido é o TOEFL.

    Pensando nisso, neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber para ser aprovado nessa prova. Você vai saber o que é o TOEFL, qual é a sua estrutura, a sua aplicação, enfim, todos os seus detalhes. Saiba mais a seguir!

    O que é o TOEFL?

    TOEFL é a sigla para Test of English as a Foreign Language, que consiste em uma avaliação de proficiência na língua inglesa como língua estrangeira do candidato. Ela é administrada pelo ETS e pode ser realizada de forma online, que é chamado de TOEFL iBT, em locais de testes, que estão localizados em várias partes do Brasil e do mundo.

    Há também o TOEFL Revisado Aplicado em Papel, que substituiu a prova escrita que existia antigamente. No entanto, esse tipo de prova não tem a capacidade de avaliar a conversação do candidato, devido às exigências técnicas de captura das respostas orais.

    Por ter tanta facilidade na aplicação, o TOEFL acontece mais de 50 vezes ao ano. E não há limite de vezes de realização do teste, desde que seja após 12 dias do último teste realizado.

    A validade é de 2 anos, de modo que o estudante deverá realizá-lo novamente após o vencimento do seu certificado. E em relação à nota desse teste de inglês, ela pode variar de 0 a 120, de acordo com o desempenho do candidato.

    Por fim, vale lembrar que, assim como o TOEFL, existem outros tipos de exames de proficiência do inglês disponíveis. O IELTS, por exemplo, é outra forma de atestar seus conhecimentos no idioma e falaremos dele em nosso próximo artigo.

    Como esse teste de inglês é organizado?

    A prova do TOEFL é dividida em 04 seções, que valem 30 pontos cada uma. Elas têm como finalidade verificar os conhecimentos do candidato em quatro competências distintas: speaking, listening, reading e writing.

    Vamos falar, abaixo, sobre a estrutura de cada uma dessas seções da prova, que tem duração total de 4 horas:

    1. Speaking: tem a duração de 20 minutos e é realizada por meio de uma gravação, pelo computador.
    2. Listening: essa seção é composta por aproximadamente 5 diálogos, com duração de 3 a 5 minutos cada um. Após ouvir as gravações, o candidato deverá responder a até 51 perguntas relacionadas ao que foi dito. No total, o listening dura em torno de 90 minutos.
    3. Reading: nessa parte, a competência de leitura do candidato é avaliada. Para tanto, ele deverá ler de 3 a 5 textos acadêmicos, cada um com 700 palavras. E sobre o que foi lido, ele responderá até 70 questões.
    4. Writing: a prova de escrita do TOEFL consiste em uma redação, que deverá ser escrita em resposta a uma leitura ou a uma conversa que o candidato deverá ler ou ouvir. No texto, uma opinião deverá ser defendida, com argumentos consistentes.

    Como devo me preparar?

    Considerando as competências avaliadas pelo TOEFL, são elas que deverão ser aprimoradas pelo candidato que pretende obter boa pontuação nesse teste de inglês. Veja, a seguir, algumas dicas para se preparar melhor:

    • Acesse o site do ETS, que é o aplicador da prova. Nele, você encontrará uma fonte segura de exemplos autênticos das perguntas que poderão cair no seu teste. Elas poderão guiar os seus estudos e poderão servir de exercícios para fixação do conteúdo;
    • Para o listening, treine o seu ouvindo escutando diálogos dos seus filmes e séries preferidos. Crie o hábito de tomar notas de tudo o que é falado, com rapidez e precisão;
    • Mantenha uma rotina de leituras no idioma, nem que seja de sites ou livros de sua preferência. Assim, você não deixará de ter contato com o inglês, nem nas horas vagas;
    • Não deixe também de escrever muito na língua inglesa. Você poderá começar com textos simples, como um diário, narrando os fatos que aconteceram no seu dia. Aos poucos, você vai perceber o quanto o seu writing melhorará.

    Agora que você já sabe tudo sobre o principal teste de inglês do mundo, o TOEFL, que tal começar a se preparar? Verifique os seus conhecimentos em língua inglesa com o nosso teste de nivelamento online. Acesse a página do teste e descubra agora mesmo o seu nível no idioma!

    NextPrevious