logo_cacs

IELTS: entenda como funciona esse teste de inglês

    NextPrevious
    teste de inglês

    IELTS: entenda como funciona esse teste de inglês

    Se você está estudando inglês, deve saber que medir seus conhecimentos e comprovar a sua proficiência no idioma é fundamental. Para tanto, existem vários tipos de teste de inglês, como o TOEFL e o IELTS. Já falamos aqui no blog sobre o primeiro deles, o TOEFL. E, neste artigo, vamos focar no outro mais conhecido, o IELTS.

    Então, leia o conteúdo até o final e descubra o que é o IELTS, como ele é organizado e confira algumas dicas para se preparar para a prova. Não perca!

    O que é o IELTS?

    O IELTS é a sigla para International English Language Testing System e tem como função medir os níveis de conhecimento em língua inglesa do candidato. A sua aplicação acontece de 2 a 3 vezes por mês, em várias instituições brasileiras, credenciadas pelo British Council.

    Apesar de o IELTS não ter validade, o que significa que o estudante de inglês não terá de repeti-lo de tempos em tempos, muitas instituições pedem certificados emitidos há, no máximo, 2 anos. Isso ocorre porque o conhecimento em uma língua estrangeira é variável e pode se perder ao longo dos anos.

    Além disso, é importante dizer que a pontuação nesse teste de inglês varia de 0 a 9. Muito diferente do TOEFL, que conta com uma nota máxima de 120 pontos.

    Como é a sua organização?

    O IELTS é dividido em dois módulos distintos: o Academic Module, que é ideal para os candidatos da graduação, e o General Training Module, destinado à vida profissional.

    Ainda que sejam módulos diferentes, ambos estão divididos nas mesmas competências: speaking, writing, listening e reading. Confira, a seguir, como funcionam cada uma delas:

    • Speaking: é a parte da prova que avalia a conversação do candidato. Em um período que varia entre 11 e 15 minutos, o estudante participará de uma entrevista oral, com um avaliador credenciado.
    • Writing: na avaliação da competência de escrita, o candidato deverá elaborar duas redações, no prazo de 60 minutos.
    • Listening: em 30 minutos, o candidato deverá responder a 40 perguntas sobre as gravações ouvidas.
    • Reading: na parte da prova que avalia a habilidade de leitura do candidato, ele deverá responder a 40 questões, relacionadas a 3 textos. Vale lembrar que os textos têm um total de 2.500 palavras e que essa etapa tem duração de até 60 minutos.

    Como se preparar para esse teste de inglês?

    Agora que você já sabe quais são as competências avaliadas pelo IELTS, fica mais fácil saber como se preparar para ele. Dessa forma, a escrita, a leitura, a conversação e a compreensão auditiva do candidato deverão ser aprimoradas, para conquistar uma nota satisfatória da prova.

    Veja, abaixo, algumas dicas infalíveis para se dar bem nesse teste de inglês:

    • Utilize um cronômetro para estudar: como o tempo para realizar a prova do IELTS é relativamente curto, é interessante que o candidato saiba organizar melhor o seu tempo. Como a prova de redação tem duração de 60 minutos, treine escrevendo redações nesse prazo.
    • Use o gravador do celular: para a prova de speaking, é essencial ter uma pronúncia correta das palavras em inglês. Para verificar se você está pronunciando tudo corretamente, a dica é gravar conversações para ouvi-las depois.
    • Foque nos erros gramaticais: uma dica interessante para saber quais são os erros gramaticais que você mais comete é escrever redações no computador, sem o auxílio do corretor automático. Depois, você pode copiar o texto em sites como o Grammarly, que corrige e explica os seus erros.
    • Leia livros em inglês: para aprimorar o seu reading, não deixe de ler livros escritos na língua inglesa. Você pode escolher qualquer gênero que lhe agrade. A ideia, aqui, é treinar bastante essa habilidade.
    • Desative as legendas: para o listening, uma boa dica é desativar as legendas dos seus seriados e filmes preferidos em inglês. Assim, você estará se divertindo e, ao mesmo tempo, estudando.

    Se você gostou das nossas informações sobre o IELTS, um teste de inglês muito usado em todo o mundo, chegou a hora de testar os seus conhecimentos na língua. Faça agora o nosso teste de nivelamento e saiba o quanto você conhece da língua inglesa!

    NextPrevious