logo_cacs
NextPrevious

Qual é o seu nível de proficiência no idioma estudado?

Separamos uma lista de sites onde você pode testar o seu aprendizado e conhecer melhor os exames de proficiência dos idiomas estudados aqui em nossa escola: inglês, francês ou espanhol.

A maioria dos links abaixo te ajudam a realizar esses testes de forma gratuita, porém, algumas provas são pagas, mas são a porta de entrada para universidades internacionais.

Espanhol

A prova mais popular de língua espanhola é o DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), exame oficial de avaliação do grau de fluência em espanhol, emitido e reconhecido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha.

O DELE é indicado para estudantes que desejam ingressar em uma universidade no exterior, em países de língua espanhola. No Brasil, o teste é aplicado pelo Instituto Cervantes e é elaborado e corrigido pela University of Salamanca.

Esse teste é pago e seu valor gira em torno de R$176, mas pode aumentar dependendo do nível que deseja testar. Para se candidatar em qualquer grau, basta entrar no site oficial do DELE e ficar atento aos requisitos. (clique aqui para acessar o DELE).

Para aqueles que apenas desejam saber qual o seu nível de proficiência em espanhol, basta entrar no site do Language Level (clique aqui para acessar), que oferece provas gratuitas para você testar o seu nível de aprendizado em diversos idiomas, até mesmo os de origem espanhola.

Francês

Assim como a língua espanhola, para ingressar na universidade de países que têm como língua nativa o francês, o estudante deve procurar os testes DELF (Diploma de Estudos em Língua Francesa) ou DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa), que são os diplomas oficiais do Ministério da Educação Nacional Francês para certificar as competências no idioma dos candidatos estrangeiros.

O valor do exame básico é R$120 e aumenta com os níveis superiores. Os certificados são reconhecidos internacionalmente pelo Centre International d’Études Pédagogiques (CIEP), órgão ligado ao Ministério da Educação e das Relações Exteriores da França, e aqui no Brasil tem a Aliança Francesa como instituição responsável pelas provas.

Saiba mais sobre o DELF/DALF clicando aqui.

É possível, também, através do Language Level medir o seu nível de proficiência em Francês. Clique aqui e faça o teste gratuitamente. 

Inglês

Além do teste gratuito do Language Level (clique aqui para acessar), o estudante de inglês encontra uma maior variedade de exames on-line do idioma. 

No site do Programa Idiomas sem fronteiras (ISF) você tem acesso a um documento com os principais testes gratuitos disponíveis na Internet.

Clique aqui e confira os links de testes como o Cambridge English Language Assessment, Macmillan Straighforward Placement Tests, Oxford University Language Centre – Online Placement Tests, e vários outros.

NextPrevious