logo_cacs

Falar francês ou falar inglês? A dúvida de quem quer estudar ou trabalhar no Canadá

    NextPrevious

    Falar francês ou falar inglês? A dúvida de quem quer estudar ou trabalhar no Canadá

    O Canadá oferece muitos incentivos aos estrangeiros de vários países, principalmente o Brasil. Nos últimos anos, muitos brasileiros foram trabalhar ou estudar em terras canadenses.  Mas o que muita gente não sabe é que no Canadá são faladas duas línguas: a língua inglesa e a língua francesa.

    Por isso, sempre surge a seguinte dúvida entre as pessoas que querem se mudar para lá: qual dessas línguas eu devo estudar?  Pensando nisso, elaboramos este artigo, que vai explicar as vantagens de se dedicar a um desses idiomas.

    Então, se você está de malas prontas para o Canadá ou está pensando em ir pra lá e não sabe em qual idioma investir, este é o conteúdo certo para você! Não perca!

    Língua inglesa e língua francesa: as línguas oficiais

    O Canadá possui dois idiomas: o inglês e o francês. Isto significa que, no país, as pessoas têm direito de prestar e receber serviços oficiais em qualquer uma dessas línguas. Assim, os órgãos do governo devem estar preparados para atender cidadãos que falem tanto o inglês, quanto o francês.

    A origem desse caráter bilíngue é histórica. No século XVI, o Canadá surgiu como uma colônia da França. Depois da Guerra dos 7 Anos, uma parte do país passou a ser comandada pela Inglaterra. Por essa razão, os habitantes do território canadense aprenderam a se comunicar nos dois idiomas.

    Muitos anos depois, a Constituição de 1867 reconheceu oficialmente as línguas desses dois colonizadores. Estava permitido utilizar qualquer uma delas no Parlamento e nas cortes federais.

    Mais tarde, em 1969, um novo ato constitucional foi promulgado no Canadá, específico sobre as línguas oficiais do país.  A partir dele, o inglês e o francês passaram a ter o mesmo status no território canadense. Desde então, todos os documentos oficiais devem ser disponibilizados aos cidadãos em qualquer um desses idiomas.

    No entanto, a realidade não é exatamente conforme prevê a legislação. Considerando que a maioria dos habitantes do Canadá fala inglês, existem muitas regiões que não oferecem serviços em francês. E ainda há regiões que adotaram só um idioma oficial. É o caso do Quebec, por exemplo, onde apenas a língua francesa é falada oficialmente.

    Vantagens da língua inglesa

    Não é novidade para ninguém que o inglês é a língua mundial dos negócios e dos estudos. Nos dias de hoje, está desatualizado quem não sabe pelo menos o básico do idioma.

    No Canadá, a maioria da população é falante da língua inglesa. Como já explicamos acima, por ser um dos idiomas oficiais do país, todos os serviços são oferecidos nessa língua. Logo, este é um dos destinos mais procurados por quem quer estudar inglês no exterior.

    Se comparado a outros países do mundo, o Canadá é muito vantajoso financeiramente. O custo de vida tem valor reduzido. Acomodação, transporte, cursos e alimentação são bem mais baratos do que nos Estados Unidos ou na Inglaterra, por exemplo.

    Ademais, os canadenses são bastante receptivos em relação aos estrangeiros. Os brasileiros são muito bem aceitos e conseguem boas oportunidades no país.

    E além de estudar um novo idioma, os intercambistas também podem trabalhar no Canadá. Isto porque o governo canadense permite que universitários e alunos de cursos profissionalizantes trabalhem por até 20 horas semanais. É uma oportunidade a mais de conseguir uma renda e ampliar suas experiências profissionais.

    Vantagens da língua francesa

    Atualmente, cerca de 22% da população canadense é composta por falantes de língua francesa. Eles estão espalhados por todo o território do país, mas a sua presença é mais forte nas regiões que foram originariamente colonizadas pela França.

    Nova Brunswick é um exemplo. Apesar de ser uma cidade bilíngue, a maioria dos seus moradores fala apenas o francês.  Em Quebec, por outro lado, não há dois idiomas, apenas o francês é adotado como idioma oficial.

    Quebec é um dos locais mais antigos e importantes do Canadá. Por esse motivo, um intercâmbio em uma de suas cidades pode ser uma ótima escolha, principalmente para quem já estudou inglês e deseja ampliar os seus conhecimentos.

    Além disso, para quem pretende estudar francês, o Canadá pode ser uma alternativa em relação à França. A desvalorização do dólar canadense, aliado a um custo de vida mais baixo, transforma esse destino financeiramente mais vantajoso para um intercâmbio do que outros países do mundo.

    Então, se você sonha em morar no Canadá ou está pensando em passar um tempo no país, tenha em mente as suas prioridades. Se você já tem fluência no inglês ou se já tem um conhecimento aprofundado na língua, dedicar-se ao francês pode ser uma ótima escolha. Em contrapartida, se você ainda não se sente seguro com o idioma, o ideal é focar no inglês.

    Independentemente do idioma que você escolher, vale ressaltar que saber um pouco da outra língua é indicado para quem vai viver no Canadá. Por isso, é interessante investir um ou dois meses em um curso básico de francês, se você optar pelo inglês, por exemplo.

    Neste artigo, você descobriu porque o Canadá é bilíngue e ficou sabendo quais são as vantagens de aprender a língua inglesa ou a língua francesa no país. Se você curtiu este conteúdo e quer aprender um pouco mais sobre bilinguismo, veja por que ele vem de berço!

     

    • Thais Lopes setembro 17, 2017 at 4:41 pm

      Muito bacana o artigo…
      já estou no caminho aprendendo o inglês pelos CACS… pretendo quem sabe ter uma oportunidade de fazer um intercambio…

    NextPrevious