logo_cacs
inglês com música

Inglês com música: 3 canções fáceis de cantar e entender

Já parou para pensar quantos de nós começamos a aprender inglês com música? Quer dizer, quanta gente por aí iniciou informalmente o seu estudo de inglês lendo — mesmo que desorganizadamente e com uma pronúncia incorreta — e cantando junto as letras dos seus cantores favoritos?

Com certeza, as músicas em inglês estão entre os nossos primeiros contatos com esse idioma. Por exemplo, quem nunca ouviu Wonderful World, do Louis Armstrong, ou Eye Of The Tiger, da banda americana Survivor? Essas músicas fazem sucesso com gente de todas as idades!

falamos sobre esse assunto aqui no blog, mas ele é tão importante e fez tanto sucesso que resolvemos entrar em maiores detalhes. Neste segundo artigo sobre o tema, você vai conhecer 3 canções muito fáceis para quem começou agora a estudar inglês.

Vamos, também, organizar o seu estudo de inglês com música, para que você tire o maior proveito possível dele. Confira:

Como estudar inglês com música

As primeiras dicas para tirar maior proveito do seu estudo são óbvias, mas nunca é demais lembrar: consiga um horário e local tranquilos para estudar.

É claro que aquele tempo que você gasta no ônibus pode ser aproveitado para desenvolver o seu inglês. Mas, se não tiver alguns momentos semanais de total concentração, isso pode se refletir negativamente no seu aprendizado.

Então, separe um cômodo agradável e, de preferência, use fones de ouvido para escutar as músicas. A partir daí, divida o seu estudo em 3 etapas:

1) Apenas ouça as músicas algumas vezes

Tente compreender alguma coisa. Se o seu nível de inglês ainda é básico, veja se é possível apreender ao menos o tema da letra — por exemplo, se ela fala de amor ou de outro assunto — e memorizar as palavras que te transmitem essa ideia.

2) Escute mais uma vez, agora lendo a letra ao mesmo tempo

Aproveite essa etapa para formar a ideia da letra na sua cabeça. Isto é, ver como ela “conta uma história” com começo, meio e fim. Não se preocupe com as palavras que não conhece.

É bem fácil conseguir as letras das músicas na internet. Lembre-se de evitar as traduções nesse primeiro momento. Primeiro, porque algumas são de má qualidade, e, em segundo lugar, porque você deve forçar o raciocínio em outra língua sem traduzir.

Tente entender o que é dito pelo contexto. Aproveite também para comparar a grafia das palavras — isto é, como elas são escritas — com a sua pronúncia. Isso é divertido de fazer, afinal, o melhor método é cantar junto!

3) Procure no dicionário as palavras que você não conhece

Depois que souber o significado de todas elas, ouça a música novamente. Agora você vai compreender tudo!

5 canções fáceis de cantar e entender

Pronto. Agora que você já tem um bom método para acelerar o seu aprendizado, vamos ao que interessa.

1) Photograph — Ed Sheeran

Uma música fácil tem que ter aquele refrão bonito, motivador e que repita várias vezes. Assim fica melhor para entender e decorar, não é mesmo? Então que tal este:

So you can keep me

Inside the pocket of your ripped jeans

Holding me closer ‘til our eyes meet

You won’t ever be alone, wait for me to come home

Esse trecho se repete várias vezes ao longo da música. Se, quando compreender a letra da música, achá-la bonita, não deixe de dar também uma olhada no clipe, que foi feito com as cenas da infância do próprio cantor.

Você vai vê-la ainda bebê, aprendendo a andar, experimentando seus primeiros instrumentos musicais e muito mais.

Ah, um último detalhe: pode ser que você não ache a tradução da palavra ‘til, pois ela é meio informal. Basta saber que é sinônimo de until, tá?

2) Please Don’t Go — KC And The Sunshine Band

Quem viveu os anos 80 talvez não saiba do que se trata quando escuta o nome KC And The Sunshine Band, mas já ouviu muito a música Please Don’t Go.

Hoje, ela pode até soar um pouco cafona para alguns. Mas, para quem viveu essa época, vai trazer lembranças e uma boa dose de nostalgia. Veja um trechinho da letra:

Babe, I love you so

I want you to know

That I’m going to miss your love

The minute you walk out that door

So please don’t go

Don’t go, don’t go away

Please don’t go

Don’t go, I’m begging you to stay

3) Cheap Thrills — Sia

Se você chegou até aqui, está pronto para algo um pouquinho mais difícil. Mas, primeiro, vamos falar sobre a cantora australiana Sia.

Há duas coisas que você deve saber sobre ela: a primeira é que, como todo bom australiano, ela fala um inglês mais difícil de compreender, pelo menos para quem está acostumado a ouvir pessoas dos EUA. Em segundo lugar, ela é uma fábrica de sucessos.

Pouca gente conhece a carreira solo da Sia, mas suas músicas estão longe de ser desconhecidas. Ela já compôs diversas canções para divas do pop como Beyoncé e Rihanna. Ficou convencido?

Então dá uma olhada na letra de Cheap Thrills:

Come on, come on, turn the radio on

It’s Friday night and I won’t be long

Gotta do my hair, I put my make up on

It’s Friday night and I won’t be long

Til I hit the dance floor

Hit the dance floor

I got all I need

No I ain’t got cash

I ain’t got cash

But I got you baby

 

Pronto. Com essas três músicas, você já tem algum material para melhorar a pronúncia, escutar melhor o que é dito em inglês e se acostumar até com diferentes entre sotaques.

Misturar inglês com música é uma forma muito divertida de aprender. Depois deste texto aqui, é bem provável que você fique viciado e comece a aprender a letra de todas as músicas que encontrar pela frente.

Então, bons estudos, boa pronúncia, bom treinamento auditivo e bons momentos de cantoria no chuveiro!

E por falar em inglês com música, que tal você deixar aqui embaixo, nos comentários, a sua sugestão de letra fácil em inglês? Assim todo mundo troca dicas e opiniões, conhece música nova e aprende junto!