logo_cacs

Evasão escolar: 5 coisas que não vão deixar você perder a motivação

    NextPrevious
    evasão escolar

    Evasão escolar: 5 coisas que não vão deixar você perder a motivação

    Quando estamos estudando um novo idioma, é muito comum nos sentirmos desmotivados ao longo do curso. Se no início ficávamos empolgados a cada descoberta, ao longo dos anos é possível que vários fatores nos animem. O desânimo acaba sendo tão grande que perdemos até a vontade de estudar. Mas há algumas formas de evitar a evasão escolar. 

    No artigo de hoje, vamos listar e explicar 5 aspectos que podem fazer com que você perca a motivação ao estudar uma língua estrangeira. Além disso, vamos falar também sobre como não desistir de aprender um novo idioma diante desses desafios. Não deixe de conferir! 

    1. Encare as notas baixas como desafios

    Ao fazer qualquer curso, as provas são a forma que temos de avaliar nosso progresso e testar nossos conhecimentos. No entanto, quando as notas não estão boas, esse tipo de método avaliativo pode desanimar até os alunos mais entusiasmados.  

    E no estudo de uma língua estrangeira, isso não poderia ser diferente. Ao se deparar com uma avaliação negativa do seu esforço, é muito comum que o aluno se sinta desmotivado. Alguns, inclusive, desistem de aprender um novo idioma.  

    Mas esse tipo de situação deve ter efeito contrário. Diante de uma nota baixa, você deve se sentir desafiado a estudar mais e apresentar um resultado nas próximas avaliações.  

    2. Troque de professor, se achar necessário 

    Muitas vezes, a falta de motivação não parte do próprio aluno, mas das aulas oferecidas. Considerando que existem vários métodos de ensino, é perfeitamente possível que a didática do seu professor não seja eficiente para você. 

    Se você suspeita que esse é o seu caso, tome algumas providências para verificar se a troca de professor será realmente necessária. Assista a aulas de outros professores do seu curso de idiomas e avalie a metodologia adotada por eles. Se você perceber que a aula fluiu com mais facilidade, consulte a coordenação do curso e tente mudar de turma.  

    3. Compartilhe as suas opiniões com a coordenação 

    Muitas vezes, a nossa insatisfação com pequenos detalhes do curso pode ocasionar também a perda do interesse nas aulas. Para evitar que questões de simples resolução minem o seu aprendizado, não deixe de dividi-las com a coordenação do curso. 

    Assim, você terá a oportunidade de compartilhar as suas opiniões, sugestões e críticas com quem tem real capacidade de acatá-las. Você vai ver que, com uma simples conversa, é possível resolver grandes problemas.

    4. Monte um cronograma de estudos

    Para qualquer tipo de estudo, organização é fundamental. Se não montamos um cronograma de acordo com os nossos compromissos, é quase impossível achar tempo para aprender um novo idioma.   

    Além disso, quando não temos em mente o caminho para alcançar as nossas metas, fica difícil ter ânimo para seguir em frente. Ficamos sem rumo, sem saber para onde ir.  

    Por esses motivos, se você quer evitar o desânimo na hora de estudar uma língua estrangeira, planeje a sua rotina. Assim, você conseguirá organizar os seus horários para revisar a matéria ensina nas aulas e se preparar para as provas.   

    5. Busque por outros materiais didáticos 

    Assim como o método de ensino do professor, o material didático também pode ser um fator crítico para a evasão escolar. É que nem sempre os livros adotados pelo curso de idiomas são os ideais para qualquer estudante.  

    Pensando nisso, caso o material indicado pela instituição não seja de sua preferência, nada impede que você procure por outros, complementares. Um bom material didático, aliás, tem como função esquematizar e organizar os seus estudos, para que você possa desenvolvê-los paralelamente.  

    Baixar livros na internet ou buscar em bibliotecas de universidades ou na biblioteca pública da sua cidade são sempre ótimas opções. Dessa forma você diversifica os seus conhecimentos.

    Da leitura deste conteúdo, você descobriu alguns fatores que podem fazer com que você se sinta desmotivado para estudar um novo idioma. Eles podem fazer com que você perca a oportunidade de aprender uma língua estrangeira.  

    E agora que você já sabe como evitar a evasão escolar, que tal testar os seus conhecimentos em inglês, francês ou espanhol? Faça agora mesmo o nosso teste de nivelamento e descubra em qual nível do idioma você está!   

    NextPrevious