logo_cacs
NextPrevious

Entrevista com professores Cacs Línguas: Rodrigo Honorato, professor de inglês

O Rodrigo Honorato é professor desde 2005 e está no projeto Cacs Línguas desde 2011. Tem Graduação em Letras pela Puc Minas. Ministrou palestras na Sexta-Feira Cultural – Stand-up Comedy – e palestras sobre Multiple Intelligences, Teaching Styles, Music in the Classrom, AAVE, and Pronunciation and Accents.

Conheça mais sobre nosso professor Rodrigo Honorato:

Qual seu maior interesse na língua que ensina? (gramática, sotaques, vocabulário, outros)

Sou apaixonado pela pronúncia, sotaque e variações dialetais. Apesar de gostar muito de gramática, acredito que a arte da comunicação oral me encanta mais.  

Como a língua estrangeira influencia na maneira de você ver o mundo?

O ato de saber uma língua estrangeira me aproxima de pessoas e povos de uma forma única. Como dizia Ludwig Wittgenstein: The limits of my language mean the limits of my world. Logo, me sinto mais preparado para lidar com situações internacionais de forma mais segura, o que me permite ver o mundo de uma maneira mais abrangente.

Quais a vantagens de se falar essa língua?

Como falante de língua inglesa, percebo que o monstro do desemprego não me assusta, mesmo em tempos de crise. Falar inglês me possibilita viajar e me comunicar em qualquer parte do planeta. Posso ler artigos, livros e jornais sem precisar esperar a tradução, que pode vir carregada de interpretação do tradutor. Posso cantar e entender o sentido das minhas músicas favoritas e assistir os meus seriados com os sons originais, ás vezes, sem precisar de legenda. Falar inglês é simplesmente sensacional!

Dos livros que leu, qual mais te influenciou na sua profissão e por quê?

The Freedom Writers Diary e Teacher Man, são livros que trazem experiências de professores diferenciados. Professores que, além do tradicional, ensinava algo cativante e cool para seus alunos.  

O que você seria, caso não fosse professor de língua inglesa?

Penso que seria infeliz, mas brincadeiras a parte, talvez seria comissário de bordo ou intérprete. Não posso me esquecer do meu objetivo maior: me tornar um palestrante internacional. Preciso de muita experiência com professor para que isso se transforme em realidade.

Conte um caso ou situação inusitada que a língua inglesa te proporcionou.

Quando eu tinha 19 anos, tive minha primeira experiência como intérprete de um grupo de americanos. Foi incrível poder ajudar grupos distintos a se comunicarem através de um conhecimento “meu”. Nunca me esqueci daquele primeiro elogio “Wow, your English is good. You should invest in it!”. Bom, eu invisto sem parar e nunca me cansei. Uma outra situação única foi palestrar em Hong Kong para mais de 300 pessoas e, devido a alguns conhecimento prévios sobre a história e a cultura local, fazê-los rir muito. Acredito que o riso proporciona uma experiência única para todos. Somente o inglês poderia me abrir tantas portas e me fazer sentir tão realizado.

Deixe um conselho para nossos alunos:

Pare de “estudar” inglês. Use-o, mas se for para “estudar”, somente use coisas que você goste e que te dê muito prazer. Já cantou sua música favorita hoje?

Blogs do professor:

http://dawghouston.tumblr.com/

https://englishblackfriday.com/

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/channel/UCp2p0W6BQDAcQ7vlvkdlrSA

NextPrevious