logo_cacs
NextPrevious

Entrevista com professores Cacs Línguas: Patrícia Santos, professora de inglês

Graduada em Letras pela Universidade de Franca (SP) e pós-graduada em Ensino e Aprendizagem de Inglês pela UFMG; Certificada por TOEFL e CELTA (Certificate in English Language Teaching to Adults) pela Universidade de Cambridge. Durante obtenção do Celta, fez um estágio em Nova Iorque, lecionando Inglês como segunda língua para falantes de diversas nacionalidades.

Nos anos em que viveu nos Estados Unidos, além de cursos e eventos na área de ensino, também estudou Justiça Criminal no ASA College (Manhattan, NY) como forma adicional de imersão e aperfeiçoamento no idioma. Ainda em Nova Iorque, foi contemplada com certificado de mérito por “melhor aluna” em um dos cursos que fez em Westchester Community College. Em 2009 foi aprovada e posteriormente convocada por dois concursos públicos para professores do Estado de São Paulo.

Nós do CACS Línguas temos professores com experiências profissionais superinteressantes. Vamos conhecer um pouco da professora Patrícia Santos, professora de inglês.

Qual seu maior interesse na língua que ensina? (gramática, sotaques, vocabulário, outros)

Tenho especial interesse pelo ensino de uma gramática mais comunicativa, não tradicional. Também adoro desenvolver e usar hands-on activities, que fazem o aluno se movimentar e interagir bastante em sala.

Como a língua estrangeira influencia na maneira de você ver o mundo?

Língua estrangeira está diretamente ligada ao conceito de identidade. Acho deslumbrante poder viver uma outra língua que até então era basicamente feita de códigos que você não podia decifrar e agora pode. Poder ver o mundo a partir de um enunciador diferente, de um ponto de vista diferente.

Quais a vantagens de se falar essa língua?

Ir além das fronteiras, tanto comunicativas quanto culturais. Ampliar seu conhecimento de mundo. Atingir objetivos acadêmicos, de trabalho, ou simplesmente de lazer.

Dos livros que leu, qual mais te influenciou na sua profissão e por quê?

How languages are learned, de Lightbown and Spada. Essa foi a primeira obra que li sobre linguística aplicada. Eu já sabia que queria seguir a área de ensino de língua Inglesa, mas após ler esse livro, ganhei conhecimento na área, o que, além de aumentar meu fascínio por língua Inglesa, também me deu a confiança de que eu estava no caminho certo.

O que você seria, caso não fosse professor de língua inglesa?

Assistente social, pois adoro lidar com pessoas e gosto de sentir que posso fazer contribuições boas na vida delas.

Deixe um conselho para nossos alunos:

Com o passar do tempo ensinando Inglês, percebi que os alunos mais bem sucedidos no idioma, eram os mais motivados. A motivação faz superar dificuldades.

NextPrevious