logo_cacs

Aprender francês sozinho é realmente uma boa ideia?

    NextPrevious

    Aprender francês sozinho é realmente uma boa ideia?

    Aprender francês sozinho parece uma ideia muito tentadora. A possibilidade de criar seu próprio método de estudo e aprender de acordo com o seu progresso individual são possibilidades que seduzem qualquer estudante.

    Mas o estudo individual, sem o auxílio de um professor, pode gerar o efeito contrário. Ao invés de aprimorar os estudos, a ausência de didática e de um processo de assimilação da matéria pode fazer com que o aprendizado fique incompleto.

    No caso do francês a falta de um profissional e da estrutura de um curso de idiomas é ainda mais significativa. Há certos aspectos da língua que dependem de técnicas específicas de aprendizado. É o caso da pronúncia de alguns fonemas ausentes no português, por exemplo, que merecem treinamento específico.

    Então, se está passando pela sua cabeça estudar francês sozinho, leia este artigo primeiro! Antes de se aventurar como autodidata, é melhor saber quais são as vantagens de frequentar as aulas de um professor.

    A tecnologia não substitui a capacidade humana

    Se você está pensando em aprender francês sozinho, saiba que os aplicativos e sites da internet não são capazes de substituir a figura de um professor. A interação com esse profissional possibilita um estudo muito mais aprofundado e interativo da língua.

    Ao assistir aulas online, você perde a oportunidade de tirar as suas dúvidas na hora que elas surgirem, por exemplo. E ainda que você envie as suas perguntas para algum fórum ou rede social, a pessoa que responder não saberá como foi o seu desenvolvimento como aluno. Por esse motivo, não será capaz de identificar a melhor forma de lhe explicar a questão.

    Aprender francês sozinho não é garantia da qualidade das informações

    Com a variedade de blogs, perfis em redes sociais e sites para aprender novos idiomas, fica difícil saber se essas fontes são realmente confiáveis.

    Para ter a segurança de que as informações passadas a você estão corretas, elas devem partir de um profissional qualificado. O professor estudou anos em uma universidade ou em cursos do exterior para lecionar um idioma. Ele tem o embasamento teórico necessário, não só de questões da própria língua, como também de didática e ensino.

    A interação com os colegas faz toda a diferença

    Um dos principais diferenciais das aulas presenciais é a interação com a turma. Apesar de frequentarem o curso no mesmo nível, os estudantes têm conhecimentos distintos sobre a língua. Assim, poderão compartilhar as suas experiências de aprendizado uns com os outros.

    E o contato humano vai muito além da troca de informações. Aprender um idioma não é feito somente pela leitura de livros e da resolução de exercícios. O contato visual e a linguagem corporal também são grandes diferenciais no processo de aprendizado.

    É muito difícil ter disciplina para estudar sozinho

    Criar, você mesmo, uma rotina de horários e ainda cumpri-la à risca é muito difícil. Com tantos afazeres e responsabilidades, tirar um tempo do seu dia para estudar uma nova língua vai acabar se tornando uma atividade secundária.

    Com um professor, esse problema simplesmente não vai existir. O horário e o dia das aulas já estão previamente determinados e você se compromete a frequentá-las.

    Além disso, o incentivo que o professor dá aos seus alunos é indispensável para o desenvolvimento da turma. Nesse sentido, mesmo que você não esteja tão a fim de estudar, esse profissional encontrará meios de fazer com que a aula fique mais prazerosa e estimulante.

    Agora que você conhece todas as vantagens de estudar um idioma de forma presencial, já pode rever os seus conceitos sobre estudar francês sozinho. Mas isso não quer dizer que você não pode treinar a sua compreensão de uma maneira agradável e pouco usual. Conheça 4 artistas contemporâneos que cantam na língua francesa e treine o seu entendu!

    NextPrevious