logo_cacs
achar um bom professor de idiomas

3 dicas para achar um bom professor de idiomas

Achar um bom professor de idiomas é uma etapa fundamental para o sucesso de quem pretende aprender uma língua estrangeira, seja inglês, espanhol, francês ou outras. É certo que sem o empenho do estudante não há resultados. Mas é preciso um profissional que seja capaz de conduzir bem o aluno. O professor é o maestro (a propósito, um dos termos para professor em espanhol) que vai “reger” o estudante no processo de aprendizado.

A qualidade da formação, experiência internacional e o método de ensino do professor são características que sempre devem ser levadas em conta na busca por um bom profissional e um bom curso de língua estrangeira. Além delas, há também diferenciais que podem te ajudar a identificar o nível destacado de um professor.

Certificação

A certificação internacional é a comprovação oficial das habilidades e da competência do professor no ensino de uma língua estrangeira. Muitos alunos já têm familiaridade com os certificados internacionais. Alguns almejam obter um para tentar uma bolsa de estudos no exterior. Mas o fato é que é importante que professores também os obtenham. É uma forma de ratificar sua qualidade de ensino já apresentada em sala de aula.

À frente de algumas das turmas de francês do CACS Línguas, a professora Norma Amaral obteve recentemente o certificado Diplôme Approfondi de la Langue Française (DALF).

“O certificado de proficiência representa uma conquista importante em minha vida profissional e acadêmica no sentido do reconhecimento da instituição oficial (Alliance Française) de anos de trabalho e estudos. A preparação para o exame se deu ao longo desses anos em pesquisas para elaboração de aulas e escritura da dissertação de mestrado.”

Produção didática

Professores que, além de atuarem em sala de aula, também produzem conteúdo e material didático demonstram um domínio diferenciado do idioma. Também contribuem de forma mais ampla com a melhoria e o aperfeiçoamento dos métodos correntes de ensino e aprendizado.

O professor Wesley Costa, do curso de inglês do CACS Línguas, publicou recentemente o livro “Juegos de tablero en Español” (84 págs., Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de España). Voltada a professores de espanhol e estudantes de letras, a publicação aborda o uso de formas lúdicas para o ensino do espanhol.

“O conceito do livro se deu a partir da minha experiência em sala de aula. Veio também da observação de como o processo de aquisição de uma língua pode se dar de forma mais prazerosa quando os alunos são expostos a conteúdos lúdicos e a jogos e dinâmicas que promovam entrosamento entre eles.

O objetivo do livro é de proporcionar a professores de Espanhol como língua estrangeira uma série de jogos de tabuleiro. Através dos jogos, os professores poderão abordar assuntos de gramática, conversação e vocabulário de uma forma lúdica e interativa. Dessa forma, promoverão um maior entrosamento entre os alunos.”

O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.

Atualização

Independentemente da sua área de atuação, você já deve ter ouvido falar que “o profissional precisa se atualizar”. Para os professores de idiomas, esse processo pode ocorrer por diferentes caminhos. Um deles é a atualização diante de novos recursos e tecnologias para ensino e aprendizado de línguas.

Os canais de ensino de inglês no YouTube são um nicho forte do mundo dos vloggers. O professor Rodrigo Honorato, do curso de inglês do CACS Línguas, tem tirado partido dessa nova plataforma. A convite da professora e doutoranda Carina Fragozo, do canal English in Brazil (também em blog), ele participou de dois vídeos (aqui e aqui). Em ambos, falou sobre o Black English, uma variação da língua inglesa.

“Falamos sobre a variante Black English, também conhecida como African American Vernacular English, sobre o tabu do uso da palavra “nigga/nigger” e sobre os preconceitos que os negros americanos sofrem devido ao uso dessa variante.”

A repercussão foi tão positiva que o professor criou seu próprio canal e blog: o English Black Friday. Ambos são voltados exclusivamente para o Black English.

O time de professores de inglês, espanhol e francês do CACS Línguas é experiente e qualificado. 83% têm experiência internacional e 94% são graduados em Letras pela UFMG. Além disso, 60% estão no CACS há mais de 5 anos e 52% têm certificação. Saiba mais sobre nosso projeto de ensino de línguas e seja nosso aluno.