logo_cacs
NextPrevious

Como o Natal é comemorado em outros países?

Por aqui, o costume no Natal é estar próximo à família e entes queridos, provavelmente em uma ceia de Natal ao lado de uma árvore repleta de enfeites e pisca-piscas. Mas, como é comemorado o 25 de dezembro fora do Brasil? E nos países em que predominam outras religiões que não o cristianismo?

Alemanha

O Natal é uma data muito esperada pelos alemães, até contagem regressiva, um mês antes, é feita. Eles fazem a Coroa do Advento, que se parece com as guirlandas brasileiras, com quatro velas encaixadas nela. A primeira vela é acesa quatro domingos antes do Natal e, a cada semana, se acende mais uma. Eles ceiam no dia 24, com comidas mais simples, já no dia 25 há um almoço mais reforçado, com direito a pato assado, que é tradição, assim como o peru de Natal aqui no Brasil.

Espanha

Não na Espanha como um todo, mas, em especial, nas cidades da Catalunha uma tradição é o Caga Tió, que na tradução livre é Tronco Cagão. A ideia é encher um tronco oco com doces o mês de dezembro todo e, no dia 25, o tronco é espancado até se quebrar e “devolver” o que “comeu”.

Estados Unidos

Os norte-americanos têm o costume de enfeitar suas casas, as ruas e até os carros nesta época. O Papai Noel é chamado de Santa Claus e a tradição por lá é pendurar uma meia para receber alguns pequenos presentes, que só podem ser abertos na manhã do dia 25.

França

Uma tradição francesa, é praticar uma reconciliação de Natal. No dia 25, a pessoa vai até a casa de um inimigo para fazer as pazes com ele.

Grécia

É comum nesta época as crianças irem às ruas e cantarem canções típicas do Natal. No dia 25, os mais velhos, principalmente, têm o hábito de irem à igreja bem cedo. O Papai Noel se chama Ágios Vasílis, mas ele só traz os presentes na virada do ano. Um prato bem típico da data é o Vasilopita, um tipo de bolo, que durante o seu preparo é colocado uma moeda em seu interior e, para os gregos, a pessoa que pegar o pedaço “premiado” terá sorte no próximo ano.

Índia

Na cultura do país no dia 25, para os cristãos, deve-se decorar as plantas nativas com enfeites coloridos e ainda decorar a casa toda com folhas de bananeira e lamparinas de argila.

Inglaterra

Na terra da rainha, as crianças costumam deixar biscoitos, bolo e um copo de leite para o Papai Noel na noite de Natal. Por lá, é feriado até o dia 26, e as cidades são enfeitadas com muitas luzes, que se destacam no inverno, que anoitece bem mais rápido do que nas outras épocas.

Iraque

Os cristãos se reúnem no quintal para ouvir histórias sobre o nascimento de Jesus e, em seguida, queimam uma pilha de espinhos secos. Para a crença, a forma como o fogo se espalha por esses espinhos indica como será o futuro daquela família.

Israel

A maioria da população é judia, então o dia 25 não é feriado, mas para os cristãos que vivem por lá, há a comemoração da data e, ainda, uma ceia de Natal.

Itália

Na Itália é comum ter a ceia no dia 24 e o almoço no dia 25. O Papai Noel é chamado de Babbo Natale e as pessoas costumam assistir à Messa di Natale, conhecida no Brasil como Missa do Galo. Uma curiosidade, é que no dia 6 de janeiro, ocorre uma comemoração semelhante à troca de presentes do Natal: a Befana. Nessa data, uma bruxa boa traz presentes para as crianças que se comportaram no último ano e um carvão para as mais bagunceiras. A tradição diz que essa bruxa é generosa porque ela se arrependeu de ter negado abrigo e comida aos Reis Magos quando eles foram visitar o menino Jesus.

Japão

A maioria dos japoneses não são cristãos, por lá, o Natal não é um feriado, mas a data é comemorada com um jantar em família e as crianças recebem presentes do Papai Noel, que é chamado de Santa Kuroosu.

  • mudancas rj maio 2, 2020 at 1:04 am

    Realmente, minha vida foi marcada por mudanças Mas,sabendo se programar
    e contratando uma boa empresa, tudo sai bem.Parabéns pelo post..

NextPrevious